A Associação Goiana dos Regimes Próprios de Previdência Social (AGOPREV) promoveu, nos dias 10 e 11 de junho, o 1º Seminário de Investimentos, realizado no plenário do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), em Goiânia. O evento, destinado aos gestores das previdências municipais, contou com a parceria do TCMGO.
Para o presidente da AGOPREV, Djovini Di Oliveira, “o Seminário foi um passo essencial para garantir uma gestão previdenciária eficiente e segura para todos os municípios goianos”, destacou.
A abertura do evento foi conduzida pelo chefe de gabinete da presidência do TCMGO, auditor de controle externo Rodrigo Zanzoni, representando o presidente Joaquim de Castro. Em seu discurso, o especialista destacou a importância da previdência institucional e ressaltou que grande parte das rejeições de contas pelo Tribunal está ligada ao RPPS.
“Nós somos parceiros de iniciativas que tenham o objetivo de evitar problemas futuros, decorrentes da nossa cultura de deixar a resolução dos problemas para depois. É um problema sério, com consequências sérias, e as decisões sobre acúmulo de capital para uso futuro precisam ser tomadas hoje”, afirmou Zanzoni.
O evento também contou com palestras do especialista em investimentos Lucas Assis e do presidente da AGOPREV. Assis abordou temas como gestão de carteira de investimentos, superação de metas atuariais e minimização de déficits. Djovini tratou dos riscos e vantagens que influenciam a análise de um investimento e os procedimentos de resgate de fundos com rentabilidade negativa.
Cerca de 30 gestores de diversos municípios participaram da capacitação, cuja inscrição de R$ 40 por participante será destinada às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.